Quanto vale uma hora de trabalho?

Quanto vale uma hora de trabalho?

É comum encontrarmos o salário do presidente da empresa sendo em média 30 a 40 vezes maior que o salário dos operários. Em países referência a diferença que existe do menor salário dentro da companhia para o maior salário é em média 8 a 15 vezes.

O que determina o valor de uma hora trabalhada? Tenho convivido com profissionais de diferentes áreas, e às vezes percebo que alguns consideram o valor da hora de acordo com a sua própria necessidade. E às vezes eu ouço pessoas dizerem que deveriam ganhar mais, pois, por exemplo, o valor do aluguel aumentou.

Para alguns profissionais, eles associam ao fato do trabalho que será feito será muito “pesado”, ou seja, irá exigir um grande esforço, é comum uma faxineira colocar o preço das suas 8h de trabalho, de acordo com o tamanho da casa, ou até mesmo determinar um valor maior, pois conclui que o contratante pode pagar mais.

A dificuldade de encontrar determinada habilidade profissional também reflete na hora de trabalho, e certamente você pagará um valor diferenciado para um alfaiate ou alguém que trabalhe com alta costura. E se você conhece um bom marceneiro, eletricista, encanador, entre outros saberá do que estou falando.

A necessidade do trabalho também irá te impedir de discutir preços e se sua vida está em risco você entregará todo seu dinheiro para um médico salvá-la se necessário for.

Habilidade para fazer o que o outro dificilmente conseguiria mesmo que treinasse dias e dias também irá refletir em sua hora, e assim músicos, jogadores dos mais diversos esportes e outros têm suas horas pagas de forma estratosféricas.

O valor que você dá para a sua hora de trabalho também irá refletir, veja que você poderá pagar por uma pintura para a sua sala alguns poucos reais, ou muitos reais, pois certamente um artista tem uma autoestima diferente do outro que irá refletir no valor que de sua arte.

Enfim, o valor de nossa hora de trabalho está relacionado ao resultado que apresentamos, o quanto se contribui para o resultado da empresa e para o resultado do time. O quanto o serviço prestado por nós alcançou ou não o objetivo final.

Escolha a tarefa mais complexa, ou a mais difícil, ou a que precisa estudar mais, ou serviço de melhor qualidade, pois você encontrará menor concorrência entre eles.

Sua hora será mensurada pelos seus resultados, não importa quantos clientes você atendeu, mas sim quantas vendas você realizou. É preciso focar nos resultados, e no processo utilizado para se chegar ao resultado, pois de nada adiantaria você ser o campeão de vendas e desintegrar a equipe, ou também ser o campeão de devoluções de mercadorias, pois os clientes se sentiram enganados.

 

2018-03-05T17:29:11+00:0020/04/2015|Reflexões da Carmen|