O Líder Coach

O Líder Coach

Em uma organização as pessoas estão o tempo todo influenciando e sendo influenciadas umas pelas outras.

Algumas vezes este poder de influência é subestimado por gestores e líderes, que acreditam que somente ao exercer seu papel de líder estão influenciando, porém, exercem esta influência de modo consciente ou não em todas as suas atitudes e palavras.

O líder coach exercita esta influência conscientemente sobre sua equipe, buscando elementos motivadores para disponibilizar para cada integrante da sua equipe.

Alguns podem criticar a demanda de tempo que isto exige do líder, mas se esquece que influenciar positivamente sua equipe, é justamente o papel à ele atribuído.

Em uma gestão do estilo “apagando incêndios” é muito mais fácil ordenar uma tarefa a ser feita, é mais rápido, porém não há o desenvolvimento da pessoa que a executa, e que precisará ser ordenado a todo o momento para realizar novas e novas tarefas. Em geral estes líderes com o passar do tempo, sentem-se sobrecarregados e se queixam da pouca autonomia da equipe.

Por outro, lado, ao dedicar tempo para desenvolver as habilidades da equipe, em lugar de simplesmente ordenar, haverá um crescimento dos profissionais da equipe, elevando a produtividade, reduzindo o retrabalho, e principalmente, intensificando a auto estima de cada um.

O papel do líder coach não é subir no pódio em busca de medalhas, mas sim, aplaudir sua equipe que sobe e recebe suas medalhas.

Estabelece-se um ciclo, uma equipe mais motivada, preparada gradualmente para assumir responsabilidades, permite mais tempo livre ao gestor, que poderá então planejar mais e melhor em relação a sua estratégia para cada profissional.

Um líder coach respeita o limite de cada profissional, e o expande através dos crescentes resultados positivos que este apresenta.

O mesmo vale dentro de casa, os pais líderes coach poderão desenvolver capacidades e habilidades presentes em seus filhos, em lugar de ordenar tarefas.

Através de questionamentos e reflexões baseadas em qual resultado esta ação irá trazer, o coachee, ou seja, o liderado poderá concluir com base em seu aprendizado as melhores ações a serem tomadas.

A pergunta que se repete investiga a conseqüência da ação que se propões, simples assim, tão simples que as vezes nos esquecemos de perguntar.

E você, qual influência exerce neste momento no mundo que te rodeia?

2015-03-03T11:23:45+00:0003/03/2015|Liderança e Coaching|