Amábile Floreste
O e-Social está chegando..sua empresa está preparada ?
O e-Social é um projeto do governo Federal que vai unificar a prestação das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscal. Não se trata de nenhuma lei nova. O e-Social está se aproximando….diariamente atendendo inúmeras empresas , em palestras, treinamentos, etc., estou vendo efetivamente pouquíssimas empresas se preparando para esse grandioso projeto.
- Por que isso tem acontecido?A resposta está exatamente na nossa cultura….é assim que é…é assim que se sempre foi…pois bem, o e-social tem na sua essência exatamente uma mudança cultural, entregamos a declaração do imposto de renda ” em cima ” do prazo, compramos os presentes de natal às vésperas das festividades, saímos para alguns compromissos , achando que dará tempo de chegar no horário marcado, enfim, neste momento, e diante de um projeto tão grandioso, é extremamente vital e fundamental, para as organizações que já busquem suas soluções para o que virá no futuro, e esse futuro , é hoje, não dá nem para esperar o amanhã, a questão é saber , se hoje iremos iniciar essa preparação.2) Como deverá ser o perfil do profissional de RH diante deste projeto?
A área de RH e seus subsistemas, deverá ficar responsável pelo projeto de implantação do e-Social, liderando as demais áreas envolvidas. Neste novo perfil do profissional de RH, não haverá uma segunda chance. A partir do momento que finalizou um processo de envio de folha de pagamento, procedimentos diários, procedimentos de segurança do trabalho, etc, e que não estiver de acordo com a legislação, a empresa poderá ter no dia seguinte uma surpresa em sua porta, ou seja, poderá estar recebendo uma multa que virá on line, da mesma forma que enviou, receberá de volta.
Muitos rh´s estão envolvidos nos seus processos de recrutamento, seleção e retenção, outros estão voltados para o controle do índice de absenteísmo, e outros estão com tantos problemas de ordem disciplinar, que sequer tem tempo para o que é importante, vivem diariamente em função de seus insubordinados e indisciplinados.
Neste cenário que começa a se desenhar, precisamos rever alguns conceitos e posições sobre qual o papel e o que o rh efetivamente representa para a organização.
Já estamos verificando nas oportunidades de emprego que estão aparecendo na área de RH que algumas empresas já estão colocando na descrição do perfil da vaga, que o profissional procurado é aquele que tenha familiaridade com o e-Social. Aquele que já tenha tido contato, treinamento, cursos na área, certamente estão com um diferencial na concorrência pela vaga.
Mas, ratifico que, todos os subsistemas serão afetados diretamente. As organizações irão precisar investir em mão de obra qualificada e preparada para as demandas que serão exigidas em cada movimento do e-Social, as empresas terão que contratar, os escritórios contábeis terão que contratar, empresas que internamente gerenciam a área fiscal, contábil, trabalhista, segurança e medicina do trabalho, todos terão que se aprimorar. A implantação não será satisfatória, se não ocorrer um diagnóstico verdadeiro, amplo e claro das tarefas que deverão ser executadas, deveremos enxergar como a empresa está vivendo naquele momento, a revisão dos processos e a manutenção de cada informação, deve receber atenção especial e redobrada, pois cada elemento que compõe essa informação, é de complexa importância na transmissão dos dados e na validação por parte dos órgãos receptores, qualquer divergência por menor que seja, irá gerar grandes problemas, por assim dizer. Importante ressaltar e ratificar, e que sirva de alerta, que cada PJ, cada PF, e que cada CPF será exclusivamente responsável pela informação transmitida, esta por sua vez será recebida como legitima e legalmente reconhecida. É importante o esmero, a riqueza e a veracidade total, da informação enviada pelo e-Social.
3) O e-Social exige uma mudança de cultura das empresas, o que é sempre muito difícil de ser realizado. Mudança de cultura é tabu, em todo o universo corporativo, existem centenas, milhões de artigos, teses, livros, enfim, um mar de tópicos, relacionados a mudanças de cultura empresarial, mas me pergunto o seguinte, o que precisa ser feito para mudar essa cultura das organizações brasileiras?
Eu diria que se fosse para usar uma única palavra, esta seria comprometimento ; Porém, gosto muito de enxergar tudo isso, não como um grande problema, não quero aceitar isso como uma grande tempestade de imposições, obrigatoriedades e dificuldades, mas sim como um grande desafio. Meu questionamento, esse sim poderia ser único, quando me pergunto se diante dessa tempestade que todos enxergam, se o guarda chuvas que as organizações possuem hoje irão suportar a tudo isso. Falar em mudança de cultura, formatação, ou qualquer outra definição para o que queremos mudar, ainda é um tema bem sensível, a cautela é carro chefe de qualquer mudança.
4) Quais os benefícios trazidos pelo eSocial
A longo prazo teremos mais benefícios com o e-Social, todos serão beneficiados, empresas, trabalhadores, órgãos públicos de toda e qualquer esfera, além de desburocratizar procedimentos. Acredito que depois de implantado e funcionando, teremos dias melhores, afinal, depois da tempestade vem a bonança.
Amábile Floreste
cursos para Implantaçao do esocial, Auditoria, Departamento Pessoal, Area de Segurança e muito mais. Veja em www.iparh.com
Deixe um comentário, dúvida ou sugestão!