Pessoal, eu não sei se vocês sabem mas eu tenho um cachorro maravilhoso, um membro muito especial da família que nos dá sempre muito carinho, amor e companheirismo. De vez em quando eu gosto de me informar a respeito desse mundo tão especial dos bichinhos de estimação. Textos e vídeos que me ensinam a retribuir melhor tudo que essas criaturas maravilhosas nos passam.
Outro dia me indicaram assistir aos vídeos de um treinador de cães chamado César Millan, também conhecido como o Encantador de Cães. E sabem que eu aprendi muita coisa com os vídeos dele? Claro, aprendi sobre como lidar melhor com o meu próprio cachorro mas, na verdade, aprendi muito mais que isso. Porque algumas coisas que o César Millan fazia para tratar os bichinhos eu vi que podia aplicar também em minha própria vida profissional.
Uma das coisas que me surpreendeu foi que, mais do que cuidar dos animais, ele cuidava dos donos deles! Por assim dizer, ele não treinava e educava apenas o cachorro mas também treinava e educava o dono. Cães são animais sociais e possuem uma estrutura hierárquica na matilha. Na sua casa, o seu cão vê você e sua família como a matilha dele. E se não houver um líder bem definido para essa matilha, o cachorro vai assumir esse posto. Então, o César ensina ao dono como ser esse líder. A ter confiança em si, a saber como lidar com um cão desobediente ou agressivo. Porque muitas vezes essas coisas não são da personalidade do animal e sim reflexos da personalidade do dono. O animal reage a seu líder. Que nem os seres humanos!
Durante os vídeos uma coisa impressionante é que o César sempre fala que o líder deve ser alguém seguro, calmo e confiante em si mesmo. Porque essa é a energia que ele vai passar para o cão. Se você fica nervoso e inseguro, o animal vai reagir a isso e vai tentar te dominar. Ao jeito dele. Mas se você emite essa energia de calma e segurança, o animal também sente e reage de acordo.
Fiquei pensando como a mesma coisa acontece na relação entre um líder e sua equipe. Líderes nervosos, inseguros e meio perdidos vão tentar se impor pela força. Vão ser agressivos, falar alto, usar o famoso “você sabe com quem está falando?” e por aí vai. Claro que a equipe vai notar isso e reagir de acordo! Vão perceber que aquele sujeito não se enquadra no papel de líder da matilha e vão reagir com agressividade, falta de cooperação, insegurança. E não duvide de que ali vai estar alguém querendo o posto de liderança para si. Por outro lado, um líder que tem segurança de seu conhecimento, de sua habilidade, que mantém a calma e lida com sua equipe com assertividade vai ter sua matilha funcionando bem pois os membros do time irão sentir essas qualidades e também reagir de acordo. Assim, o líder calmo e assertivo verá sua equipe também agindo de maneira calma, organizada e funcional. E todo mundo muito mais feliz.
Pois é. Muitas vezes é necessário ver que o problema de uma matilha, bem como de uma equipe, não está nos membros e sim na liderança.
Não é bacana como aprendemos coisas assim dos lugares mais inesperados?
Deixar um comentário