Antes tarde, que tarde demais!
O que você está esperando para colocar em pratica seu projeto?
Entrevistando profissionais para as mais diversas organizações, eu encontro alguns que simplesmente deixaram de se focar em seus projetos, e verbalizam que estão enfocados para que seus filhos realizem seus sonhos.
Porém, é comum encontrarmos pais que depositam nos filhos a responsabilidade de realizarem seus sonhos, e se frustram quando isto não ocorre.
Os filhos se sentem pressionados, em seguir carreiras que não desejam ou então, apresentarem um comportamento que não é de seu agrado, ou ainda entrar em conflito com seus pais por discordarem de suas ideias.
Chego a pensar se os filhos não seriam a desculpa ideal, politicamente correta e socialmente aceita para não corrermos riscos de seguir atrás de nossos sonhos. Pois abrir mão de ser ou viver o que gostaríamos em prol dos filhos é considerado um ato heroico por alguns.
Porém, acredito que a melhor forma de se contagiar alguém é com seu próprio exemplo. O que você sonhou ser, ter ou fazer e que ainda não aconteceu?
Quanto de energia você tem colocado para que isto ocorra? Você já colocou um planejamento no papel?
É incrível a dimensão que um simples desejo toma ao ser colocado no papel de forma clara e especifica.
Ao falarmos em metas é bastante conhecida e utilizada a tecnologia SMART, na qual uma meta precisa ser eSpecifica, ou seja, detalharmos com precisão o que pretendemos alcançar, descrever todo o contexto, e o resultado que queremos.
O M refere-se ao Mensurável, uma meta precisa ser medida para sabermos se a alcançamos ou não. Qual a medida que irá indicar o sucesso da sua meta?
Atingível, de nada adianta termos uma meta de acordarmos milionários, ou dar a volta ao mundo em uma semana. Seja coerente.
Relevante, esta meta deve ter uma importância pessoal, isto irá te impulsionar nos momentos críticos. E por fim Tempo, ou seja, para quando você pretende realizar.
Seguindo estes passos, você poderá descrever as várias metas que juntas irão formar o seu objetivo final. Talvez o seu objetivo seja comprar uma casa, e por ser um grande objetivo não é tão fácil enxergar qual é o próximo passo.
Mas se pensarmos em quais as metas que irão me levar ao objetivo, como ter uma renda extra, abrir um negócio próprio, pesquisar a compra da casa, e etc, ficará mais fácil para saber como agir.
Deixar um comentário