Ouça aqui a participação da Carmen no programa de Debates da Rádio CRN Itatiba!

A diretora do IPA Carmen Vera, teve a grata satisfação em participar do programa de Debates da Rádio CRN Itatiba como convidada especial !
Gravado em 11 de agosto de 2016 !
Falaram de processos seletivos, entrevistas, a importância de escrever corretamente, as dificuldades das empresas, o dia a dia do RH, enfim… o programa ficou muito interessante!
 
Convido vocês a ouvirem os áudios da participação da Carmen !

“CURRICULUM COM FALSOS CURSOS”

Em pleno século XXI, é comum às pessoas estarem cada vez mais evolvidas nas redes sociais, estar conectado já se tornou um hábito rotineiro e muito utilizado para fins de trabalho.

Mas quando o assunto é “rede social e oportunidade de emprego” grande parte da população, sejam eles jovens ou ate os mais “experientes” acabam não tendo a devida cautela com oque se pública nessas mesmas redes, assim podendo ser futuramente prejudicados em sua recolocação no mercado de trabalho.

Agora quando a facilidade de conseguir um certificado ou apenas forjar um pela internet, ou até mesmo aquelas pessoas que fazem os “cursos” dentro ou fora de alguma empresa e não sabe do que se tratava o mesmo, isso com certeza poderá influência na decisão do entrevistador.

Click e ouça:

 

“DESEMPREGO NA ATUALIDADE”

Com a crise econômica em que o nosso país se encontra, as  buscas por uma recolocação no mercado de trabalho está cada vez mais acentuada, ou seja, consequentemente as empresas estão cada vez mais exigentes na hora da contratação.

Nessa situação atual, muitos profissionais acabam se deparando com diversas situações, desde redução de salário, falta de registro em carteira de trabalho, diminuição da carga horaria etc.

Profissionais que tinham ótimas colocações, estão se renovando nesse mercado competitivo e se deparando a inúmeras dificuldades .

Click e ouça:

 

“ERROS VEM DA BASE”

Linguagens da internet, erros de base na formação, podem sim interferir quando for montar o seu curriculum profissional ou até mesmo nos testes em empresas.

Procurar colocar a linguagem correta em seu trabalhos ou no dia a dia faz a diferença em vários momentos que podem ocorrer futuramente.

Observar a sua volta o mundo em que você está inserido pode ajudar a tirar as dúvidas gramaticas ou até mesmo verbais.

Click e ouça:

 

“LEGISLAÇÃO X CONTRATAÇÃO”

Nova legislação sobre funcionárias grávidas das questões em ambiente insalubre, pode acabar prejudicando o trabalhador temporário.

Os temporários que são  mulheres podem acabar  sofrendo discriminação ao tentar entrar em uma vaga temporária. Varias empresas acabam optando contratar homens para preencher estas vagas.

Empresas fazem as suas escolhas e as agências de emprego tem que seguir o que foi pedido, não podendo intervir contra a vontade que lhe foi pedido.

Click e ouça:

 

“PERFIL FACEBOOK X CONTRATAÇÃO”

Cerca de 95% das vagas de estágios ou trainne, antes de ser feita a contratação é feita uma busca no facebook destes candidatos, para saber como ele se expressa em sua vida privada.

Grandes empresas optam por fazer esta busca e até mesmo criando grupos para verificar os valores que estas pessoas tem, como elas se saem na comunicação ou o seu conhecimento sobre a empresa que possivelmente será contratada.

A preocupação das empresas ao fazer recrutamento está cada vez mais acentuada, assim quem busca ser candidato a qualquer vaga deverá sempre buscar uma atenção maior na comunicação interna e externa, na sua vida privada em redes sociais ou até mesmo nos testes que são realizados sem ao menos tomarmos o conhecimento.

Click e ouça:

“PROVA ESCRITA”

É na prova escrita que os candidatos podem acabar perdendo “pontos” na hora da contratação.

As empresas pedem sempre uma redação para tomar conhecimento da maneira como o seu candidato sem expressa diante a uma ordem específica.

Muitos candidatos não conseguem entender a ordem que lhe é dada, seja ela na produção ou em qualquer outra área de trabalho, ou até mesmo acabam cometendo o erro de gramática. Há casos que trazem abreviações de palavras ou até mesmo a famosa linguagem da internet.

Click e ouça:

 

“SELEÇÃO VAGAS ESPECIFICAS”

Em uma seleção para cargos específicos normalmente as empresas optam por faculdades de primeira linha onde o foco tem que ser o mesmo da empresa. Ou até mesmo pode haver candidatos em faculdades que são consideradas de segunda linha que encaixam  na vaga.

Em regras gerais essas faculdades de primeira linha ou estaduais são bem focadas em áreas de pesquisas,  é importante lembrar : qual o perfil do cargo, perfil do candidato, o que a empresa esta exigindo no momento.

Click e ouça:

 

“TREINAMENTO”

O treinamento de funcionários antes da entrada ou no início do serviço da pessoa que foi contratada é essencial, para que o contratado tenha a base do que a empresa deseja, como se deve atender os clientes e oque tem que ser evitado dentro do ambiente de trabalho.

Existe uma falta de preparo em certas empresas do próprio dono, tendo atitudes que não seriam adequadas para aquele local, sendo rude com os funcionários.

As pessoas em geral acabam esquecendo o tratamento com o próximo, investem em marca, na vitrine, mas esquecem o essencial que é o relacionamento com o consumidor e esse é o treinamento que deveria ser dado em todas em empresas.

Click e ouça:

 

“VAGAS PARA IDOSOS”

Com a crise que estamos passando nos dias de hoje , empresas estão optando por trabalhadores com mais idade para se trabalhar.

A idade traz uma maior capacidade de análise, maior maturidade na tomada de decisões e conhecimento suficiente em razão das experiências profissionais adquiridas ao longo dos anos.

As empresas variam de acordo com a necessidade , existem empresas que visam pessoas mais jovens por conta da disponibilidade , e como hoje vivemos numa “era tecnológica” os jovens tem mais facilidade em lidar com aparelhos eletrônicos , e tem empresas que preferem os mais “experientes” pela segurança que transmite  no que fazem e são mais estáveis.

Click e ouça:

 

 

Rádio CRN – “A Rádio do Povo”
crnitatiba.com.br
2018-04-24T14:10:25+00:00 12/08/2016|IPA na Mídia|

ATENÇÃO

Recebemos seu currículo apenas pelo site. Para nos enviar seu currículo, use o formulário em nosso site, que você pode encontrar clicando aqui.

Vejas as vagas que estão abertas clicando aqui.

Role para ver mais!

Cursos em Destaque

Últimos Artigos

Veja Também