Criatividade, ousadia, empreendedorismo, inovação são palavras chaves para o atual desemprego

Em entrevista ao Jornal de Itatiba,  Carmen Vera Rodrigues de Souza apresenta os números do crescente desemprego no país, que se replica tambem em Itatiba.

Desemprego este, que impulsiona o empreendedorismo e cria novos panoramos mentais.

Crises são momentos para se criar, inovar, olhar em volta e se dar conta que é possivel atuar em novas possibilidades.

Não permita que o que você não pode fazer, te impeça de fazer aquilo que sim você e todos nós podemos fazer, e vamos fazer!

Vamos replanejar nossa área financeira! vamos criar metas novas! vamos inventar!

Olhar nossas qualidade, habilidades, prestar serviços, vender, revender… o que tem a sua volta que pode ser transformado em oportunidade?

Veja a entrevista de Carmen com as perguntas da jornalista responsável na íntegra:

 

1 – Seu nome completo e profissão? Carmen Vera Rodrigues de Souza, diretora do IPA RH.

2 – Como está a procura por vagas no IPA?

 

Este ano as pessoas estão buscando de forma ainda mais intensa uma nova colocação profissional, estamos recebendo 232 % mais currículos que no primeiro trimestre de 2015, o que representam pessoas desempregadas ou em busca de uma nova colocação profissional. Pessoalmente, ligações telefônicas, e- mail, site, redes sociais, de todas os canais de comunicação chegam currículos e interessados em vagas.

 

Você percebeu que nos últimos tempos tem mais gente sem trabalho e menos vagas disponíveis?

 

Com certeza Luana! Estamos trabalhando com 10% da quantidade de vagas que tínhamos no primeiro trimestre de 2015. Uma equação que não fecha! Um aumento brutal de pessoas em busca de emprego, incluindo muita gente das cidades vizinhas e uma redução brutal das vagas no mercado.

 

3 – Em geral, quanto tempo um desempregado leva para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho – na realidade de Itatiba?

 

Não há como responder esta pergunta sem uma análise de qual área a pessoa trabalha, como é o currículo deste profissional, o quanto ele se destaca em relação aos seus concorrentes, o quanto preparado ele está para novos desafios e para flexibilizar salários e benefícios.

 

Atualmente 70% das vagas que temos em aberto são vagas na área de vendas: Assistente de vendas, Vendedor Externo, Inteligência de Mercado, Coordenador de vendas internas, Especialista em Franquias. São vagas reais, com bons salários em excelentes empresas clientes! Porém não encontramos candidatos com a experiência e expertise exigido pelo cliente. Me encontre um profissional destes e ele será recolocado de imediato.

 

Quanto maior o expertise que um profissional apresenta, menor é o tempo que ele ficará desempregado. Entretanto os profissionais que fazem o que todos fazem encontram uma competitividade acirrada no mercado, pois seu conhecimento é comum.

 

Mas também em nada resolve apresentar um expertise em uma área que não agrega valor de imediato a empresa, é o candidato possuir um expertise, um diferencial que quando for contratado irá alavancar resultados na empresa, não estou me referindo a qualquer expertise apresentada.

 

4 – Diante do cenário econômico, acha que os temporários de final de ano foram prejudicados pela contratação, que foi menor, e também pela não efetivação pela maioria das empresas/lojas que contratam temporários após as festas de final de ano?

 

Muitas empresas dispensaram inclusive os efetivos, que dirá de contratar temporários. Corte de despesas tem sido mandatório nas organizações. Quase não se contratou temporários este ano.

 

 

5 – As empresas contratantes estão exigindo mais por salários menores?

 

As vezes acontece isto sim, diante da crise, empresas que não possuem uma estrutura de cargos e salários estão se beneficiando da “maré de bons candidatos disponíveis” e contratando inclusive supervisores com salários de montadores, operador de máquina com salário de auxiliar de produção e assim por diante.

 

6– Quais as expectativas para os próximos meses?

 

Conforme acompanhamos nos noticiários a cada mudança no cenário político, mesmo as mais sutis, ou ainda boatos de mudanças políticas estão fazendo as ações/dólar subirem ou baixarem. A mudança do cenário político será crucial para a retomada da credibilidade do Brasil e o retorno ao crescimento.

 

7 – Fique à vontade para acrescentar mais informações.

 

É importante as pessoas entenderem que o cenário brasileiro mudou, e que mesmo com a retomada do crescimento, o retorno dos empregos poderá demorar um pouco e as contas para serem pagas chegam mês a mês. Diante deste cenário eu tenho ficado admirada do empreendedorismo de muitos profissionais que estão aprendendo novas habilidades novas. Conheço pessoas que começaram a fazer artesanato, disco de pizza, unha em casa, pet sitter e tantas atividades que com certeza sim contribuem com a renda. Alguns profissionais deixaram de buscar emprego e começaram a estudar e empreender novas áreas. O mesmo ocorre com empresas, diante do desaparecimento das vagas no mercado migramos para outros negócios, diversificando nossa área de atuação e recriando nossa empresa.

 

Diante da crise aumentou incrivelmente a procura por processos de Coaching, reestruturação de empresas, cursos e palestras. Para cada mercado que se fecha se abrem outros tantos, aos quais devemos estar conscientes e preparados.

 

Empresários e empregados, mais do que nunca precisam estar dispostos a aprender coisas novas, serem flexíveis e assim poderem se reinventar diante da crise.

 

2018-03-05T17:27:50+00:00 02/04/2016|Liderança e Coaching|

ATENÇÃO

Recebemos seu currículo apenas pelo site. Para nos enviar seu currículo, use o formulário em nosso site, que você pode encontrar clicando aqui.

Vejas as vagas que estão abertas clicando aqui.

Role para ver mais!

Cursos em Destaque

Últimos Artigos

Veja Também